Professores

Quem são?

Docentes Universitários

Professores universitários das melhores escolas de negócios do país

Executivos

Executivos de sucesso atuantes no ramo de Marketing

Consultores

Consultores especialistas no setor

Alto nível de experiência e anos de mercado

Adriana Caldana
Trabalho em equipe
  1. Workshop de Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe

Doutorado em Psicologia pela USP. Atua como professora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto / USP na área de Recursos Humanos e Sustentabilidade. Tem pesquisas ligadas aos seguintes temas: gestão sustentável de recursos humanos, educação para a sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, desenvolvimento sustentável. Líder do grupo de pesquisa GOLDEN for Sustainability – Chapter Brazil (goldenbrazil.org). Fundadora do Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP/USP, criado para a promoção dos Principles for Responsible Management Education (PRME) da ONU.

Alex Luiz Ferreira
Estratégia Empresarial

1. Cenários Econômicos

PhD em Economia pela Universidade de Kent (2005), mestre (2001) e bacharel (1995) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Visitou a Universidade de Illinois (Urbana-Champaign) entre 03-07/2012 com bolsa da Capes-Fulbright de professor visitante e a “Queen’s University Belfast”, entre 02/2013 e 02/2014, com bolsa de pesquisa no exterior da Fapesp. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia da FEA-RP/USP entre 08/2009 e 08/2012, editor da Revista de Economia Aplicada entre 2006 e 2008, presidente da comissão PAE da FEA-RP/USP entre 2009 e 2011. Foi coordenador de pesquisa financiada pela Fapesp entre 2006 e 2010 (categoria “Jovens Pesquisadores”). Atuou como parecerista para inúmeros periódicos nacionais e internacionais. Atualmente ocupa a presidência da Comissão de Pós-Graduação da FEA-RP/USP.   

Alexandre Sérgio de Melo
CRM

1. CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente

Possui mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP(2001). Atualmente é Professor do Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia. Tem experiência na área de Administração.

Aparecido Borghi
Design
  1. Design de Embalagens

Mestre em Administração pela USCS, Especialista em Administração Industrial na POLI-USP, Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA e graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP. Docente das disciplinas de Técnicas de Negociação, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Operações e Projetos de Embalagens em instituições de renome nacional. Profissional com 28 anos de experiência, atuando nas áreas de P&D e Outsourcing em empresas como: PHILIPS, UNILEVER, KIMBERLY-CLARK, BERTIN. Atua hoje como Gerente Sênior de desenvolvimento de novos fornecedores & embalagens para Marcas Exclusivas do GPA. Membro do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Embalagens.

Cristiane Medeiros
Comunicação interpessoal

1. Workshop de Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe

2. Comunicações Integradas de Marketing I e II

Mais de 20 anos de atuação em Comunicação e Marketing em empresas internacionais e agências de comunicação. Pós Graduada em Marketing pela Escola Superior de Marketing. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Integrada Alcântaro Machado. Cursos de especialização em Marketing na University of Long Beach State e El Camino College – Los Angeles/USA. Cursos de inglês no El Camino College – Califórnia/USA. Atuação na AMPRO (Associação de Marketing Promocional). Coordenadora do Comitê de Franqueados da Associação de Franchising Brasil. Fundadora da agência de comunicação H2O Comunicação Estratégica e responsável pela fusão com o grupo Tierra Comunicação. Conquistou o XII Festival Brasileiro de Promoção com os cases Hering Store, Operação Portas Abertas Renault, Village Marketing American Online, Valatines Johnson & Johnson; do Prêmio Marketing Best com o case “Phillips Expression” e do Global Awards com o case “Operação Portas Abertas” e “Phillips Expressions”. Atua no desenvolvimento estratégico, viabilização e implementação de eventos, projetos promocionais e de incentivo de grandes anunciantes como Nike, Sadia, Rede Record de Televisão, Tokio Marine Brasil, Novartis, HBO, entre outros.

Dirceu Tornavoi
Gestão e Planejamento de Marketing

1. Gestão e Planejamento de marketing

2. Apresentação Parcial de Plano de Marketing I, II, III e IV

3. Análise da Demanda e dos Concorrentes

Pesquisador de mercado, consultor de empresas e professor. Já realizou projetos em empresas nos ramos de saúde animal, telefonia, educação à distância, serviços de hotelaria, software, distribuição de calçados, varejo de eletrodomésticos, entre outros. Possui mais de 10 anos de experiência executiva em empresas nacionais e multinacionais, como Eaton e VME. Foi professor visitante na Inholland University (Holanda) e Vanderbilt University (EUA). Atualmente é Professor de Marketing, Pesquisa e Inteligência de Mercado do Departamento de Administração da FEA /USP, campus de Ribeirão Preto. Também desenvolve atividades de consultoria na empresa de pesquisa Mercadotecnia, como Conselheiro Técnico. Atua como palestrante, instrutor e coordenador de programas de treinamento de executivos e MBA

Edson Crescitelli
Jogos empresariais

1. Jogos de Empresas I, ll, III e IV

Possui Pós-doutorado em Marketing pela Chapman Graduate School of Business / Flórida International University – FIU (2006), Doutorado em Marketing pela FEA-USP (2003), Especialização em business management pela Robert Anderson Graduate School of Management / University of New México (2001), Mestrado em Administração pela PUC-SP (2000), Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1986) e graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), Atualmente é Professor doutor MS3 – regime RTC da FEA-USP, Diretor Acadêmico da Pós-graduação da ESPM, Pesquisador do CAEPM/ESPM. Tem mais de 25 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Tem 5 livros publicados (comunicação de Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Promocional, Marketing de Relacionamento, e Programas de incentivo de vendas), além de diversos capítulos de livros e artigos, em congressos e periódicos, nacionais e internacionais. Atua nas área de Marketing, com ênfase em comunicação de marketing e marketing de relacionamento.

Eduardo Ribeiro Rodrigues
Finanças

1. Finanças Empresariais

2. Previsão de Vendas e Orçamento de Marketing e Vendas

Economista, especialista em Gestão Financeira e Controladoria (FGV), Mestre em Administração (UFU) e Doutor em Administração das Organizações (FEA-RP/USP). Atualmente atua é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP), nas áreas de Gestão e Economia. Possui experiência empresarial atuando como gestor em empresas de médio e grande porte e na prestação de serviços de consultoria para empresas de diversos setores, nas áreas de Controladoria e Finanças.

Fábio Mariano
Comportamento do cliente

1. Comportamento do Cliente e Segmentação de Mercado

2. Pesquisa de Mercado

Atua há 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda. Cursou Ciências Sociais na USP. Áreas de docência: Cultura e Consumo, Consumidor em Mercados Emergentes, Genealogia do Consumo, Etnografia Urbana, Etnografia, Consumer Insights, Tendências, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média/Classes Populares, Segmentos de Consumo Contemporâneo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na graduação da Pós da FAAP, MBA na FGV, FIA/USP e Insper. Orientador de TCC – Comunicação Social/Propaganda na FAAP. Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica. Temas e áreas de pesquisa e estudos: Consumo: consumerismo, consumo e ativismo, consumo e cidadania, consumidor responsável e consciente, tipologias de consumidor, estilos de vida e life occasion, reclamações e manifestações de insatisfação de consumidores. Consumer Insigths e tendências. Sociologia e Antropologia: complexidade, cibercultura, etnografia urbana, sociologia e antropologia visual, relações sexuais, ativismo, saúde e doença, religião, sociologia do cotidiano. Larga experiência na liderança de pesquisas de mercado, estudos de insights e comportamento do consumidor. Atual Diretor Executivo da Insearch – Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo a empresas como JBS/Friboi, Twitter, Google, Carrefour, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche, Pfizer, entre outras. Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9, Ibope. Participou da fundação do DataPopular em 2001, empresa especializada em pesquisas sobre classes populares, dirigindo o instituto até 2003. Especialista na aplicação de Pesquisa Etnográfica no Marketing para estudos de comportamento do consumidor, através de técnica desenvolvida para o mercado, apresentada e publicada em 2002 na ESOMAR. Realizador de mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focando em subculturas e no cotidiano do consumidor

Gilberto Tadeu Shinyashiki
Liderança

1. Workshop técnicas de apresentação, Workshop de Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe e Workshop de Liderança.

2 Cultura e Mudanças nas Organizações

Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1976), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Administração pela FEA-Universidade de São Paulo. Visiting Sudent na ESSEC (1990-1991) e Visiting Fulbright Scholar na The Wharton School (1997-1997). Foi Diretor de Recursos Humanos da Universidade de São Paulo (1999-2002). Desde 1994 é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, liderança, comprometimento, cultura organizacional e socialização.

José Carlos de Lima
Inovação e empreendedorismo

1. Inovação, Empreendedorismo e novos serviços 

2. BSC – Balanced Score Card

3. Gestão da Estratégia

Especialista em Estrutura de Mercado e Planejamento Estratégico, com estudos em Co-criação de Valor (Lógica Dominante em Serviços). Doutor em Administração (Marketing) pela FEA/USP São Paulo e mestrado em Estratégia e Mercado também pela FEA/USP. Professor de pós-graduação nos MBAs do PECEGE-ESALQ/USP, FUNDACE/USP e FAAP. Professor Executivo (área de negócios) do Itaú-Unibanco, Bayer CroopScience e Raizen, empresas atendidas a partir da Consultoria de Educação Corporativa Affero.LAB (Rio de Janeiro e São Paulo) na qual é facilitador desde 2011. Foi professor de graduação no Departamento de Engenharia de Alimentos na FZEA/USP, campus Pirassununga, em 2013. Consultor credenciado pelo SEBRAE de Brasília/DF no Programa Nacional de Encadeamento Produtivo para todo o Brasil. Autor de 7 livros e diversos artigos nacionais e internacionais. Sócio Diretor da MARKESTRAT, com mais de dez anos de experiência na coordenação de projetos em Estratégia de Negócios para o setor público e privado. É colunista semanal de Agronegócios na Rádio CBN desde 2013.

José Maurício Cagno
Relações interpessoais

1. Integração e Relações Interpessoais

2. Workshop –  Criando o Futuro

Profissional de Teatro há 32 anos. Foi Diretor do Trusp (Teatro Ribeirão-pretano da USP), Fundador do Núcleo Teatral Agnosarte, Diretor do Núcleo de Investigação Teatral de Ribeirão Preto, responsável pelas três primeiras montagens de formatura da Faculdade de Artes Cênicas Barão de Mauá. Diretor Cênico do espetáculo musical Ode a Zumbi e da Ópera Café de Mario de Andrade com o Madrigal Revivis da USP – RP sob regência de Sergio Alberto de Oliveira e da Ópera Bastien und Bastiene de Mozart, com alunos da Escola de Música da USP –RP, com regência de Rubens Riccciardi Como ator, além de vasta carreira pelo Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e região – atuou sob direção de Marcio Aurélio no espetáculo Ricardo II de Shakespeare, realizou diversas apresentações com a OSESP e com as Orquestras Sinfônicas de Ribeirão Preto e Campinas sob a regência de Roberto Minkzuk e Cláudio Cruz e fez turnês pela Holanda, Suíça, Alemanha, Itália, EUA e México com o Grupo de Euritmia de São Paulo. Ganhou o prêmio de melhor direção no festival de teatro da USP/92 com Magno Bucci. Arte-educador há 30 anos em diversas faculdades e escolas de Ribeirão Preto.

Lara Bartocci Liboni Amui
Negociação

1. Workshop Negociação

Professora Associada do Departamento de Administração, da FEARP/USP. Graduada em Administração pela FEARP/USP (2002), mestre (2005) e doutora-Phd (2009) em Administração pela FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP – Universidade de São Paulo. Pós-doutora pela UNESP (FEB-Bauru). Livre- docente pela FEARP/USP? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Linhas de pesquisas desenvolvidas: sustentabilidade; green supply chain; capacidades dinâmicas e competências; e visão sistêmica. Atua como coordenadora brasileira do Golden for Sustainability, em parceria com a Universidade Luigi Bocconi (Milao – Itália), Coordena o Center on Innovation, Systems and Sustainability e participa do NEB ? Núcleo de Economia de Baixo Carbono da USP e do Inint ? Grupo de pesquisa em Internacionalização na FEARP. É parecerista de congressos e periódicos internacionais, além de atuar como membro de corpo editorial de periódicos como a Latin American Journal of Management for Sustainable Development. Orienta trabalhos de mestrado e de doutorado; e possui parcerias de pesquisa com professores na Universidade Luigi Bocconi (Itália) e Montpellier (França).

Lino Nogueira Filho
Mercado B2B / Precificação

1. Marketing para o mercado B2B

2. Estratégia de Determinação de Preços

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(1974), especialização em Sciences de La Gestion pela Universite d’Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences)(1978) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo(1985). Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Universidade de São Paulo e Membro da Business Association Of Latin America Studies. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Lúcia Aparecida da Silva Borges
Marketing de varejo / Vendas

1. Marketing de Varejo

2. Administração de Vendas I e II

Especialista em marketing de varejo e administração de vendas, com mestrado e doutorado pela FEA-RP – Universidade de São Paulo. Experiência profissional em negociação e consultoria de varejo no Grupo Martins, onde atuou desenvolvendo projetos para clientes em várias regiões do Brasil. Experiência no desenvolvimento de projetos de educação corporativa em temas relacionados às áreas de vendas, negociação e comunicação empresarial, em empresas de médio e grande porte. Atua na área acadêmica há mais de 10 anos em cursos de graduação e pós graduação, nas modalidades presencial e ensino à distância, ministrando disciplinas na área de marketing e correlatas. Pesquisadora na área de marketing de varejo, comportamento do consumidor e marcas próprias.

Luciano Nakabashi
Análise de mercado

1. Elaboração e Análise de Cenários de Mercado

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Foi aluno visitante do programa de doutorado em economia da FGV-RJ (2003), do programa de pós-graduação em economia e demografia da Universidade do Texas em Austin (2004/2005) e pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2016/2017). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da FEA-RP/USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Conjuntura Econômica e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: capital humano e crescimento econômico; relações existentes entre capital humano e instituições; os impactos da mudança estrutural sobre o crescimento; pobreza e desenvolvimento econômico; determinantes da criminalidade.

Luna Neide Macedo Gutierres
Novas mídias

1. Novas Mídias: Social, Interativa e Digital

Com formação acadêmica pela PUC e Ibmec, Luna atua como Diretora Geral da agência REPENSE Comunicação, em São Paulo. Também ministra cursos de especialização ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) e cursos de MBA na FUNDACE. Foi professora dos cursos de graduação na ESPM. Participa de conferências internacionais, entre elas a 12ªInternational Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, um dos principais eventos mundiais sobre reputação de marcas, que anualmente reúne acadêmicos, empresários e gestores de comunicação do mundo inteiro e do DMA (Direct Marketing Association)

Paulo Carramenha
Branding

1. Posicionamento e Branding – Gestão de Marca

Profissional com mais de 30 anos de carreira, é atualmente Sócio-Consultor da Sevendots, consultoria especializada em gestão empresarial e processos de inovação e gestão de marcas. É professor sobre assuntos relacionados a marcas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), FUNDACE e Escola Superior de Propaganda e Marketing. É Vice-Presidente da ASBPM – Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado e foi durante 7 anos Diretor-Presidente da GFK, uma das maiores multinacionais em pesquisas de mercado do mundo. Também dirigiu a Inner Brasil Strategic e a Research International, onde atuou em atendimento a clientes por 15 anos, até chegar a posição de CEO. Tem diversos artigos e papers publicados e apresentados em congressos e eventos no Brasil e exterior. É co-autor do livros “Gerência de Produtos” e “Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada”.

Rodrigo Galvão de Souza Faleiros
Internacionalização

1. Negócios Internacionais

Possui 18 anos de experiência profissional, como executivo, atuando nas áreas Jurídica, Negócios Internacionais e Finanças. Diretor Adm. e Financeiro da UCBVET Saúde Animal – Uzinas Chimicas Brasileiras SA desde junho de 2015 até a presente data. Representante da empresa UCBVET Saúde Animal no Conselho de Clientes do Banco do Brasil. Vice-presidente do APL – Saúde (Arranjo Produtivo Local da Saúde da Região de Ribeirão Preto) no período entre 2014 e 2015. Possui experiência em Negociação e Gestão da Cadeia de Suprimentos em compras nacionais e internacionais na área farmacêutica veterinária. Atuou na construção de Plano de Negócios, Negociação e Criação de Joint Venture entre UCBVET Saúde Animal – Uzinas Chimicas Brasileiras SA e empresa americana Reprogen (Gennex/CRI) na área de reprodução animal.  Coordenou o Núcleo de Comércio Exterior do Ciesp Ribeirão Preto de 2005 a 2012; Executivo em Marketing e Negócios Internacionais pela UCBVET Saúde Animal – Uzinas Chimicas Brasileiras SA no período de 2007 a 2011. Membro Fundador do Núcleo de Comércio Exterior do Ciesp – Ribeirão Preto; Organizou e recebeu missões empresariais de países como Itália, Rep.Checa, França, Peru, Panamá, Argentina, Índia, EUA, Venezuela, Guatemala e China; Executou projetos de prospecção e desenvolvimento de mercado no Chile, Venezuela, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Panamá, Argentina, Honduras, e China;  Participou da Missão Empresarial organizada pela Apex e Câmara de Comércio de Lima em Junho de 2005 no Peru; De janeiro/00 a janeiro/07 foi membro do Bizerra & Advogados Associados atuando na área de Direito Empresarial e Internacional do mesmo escritório; De agosto/03 a Janeiro de 2005 desenvolveu políticas comerciais, e de consolidação no mercado do Oxford Group – Regional Ribeirão Preto para inserção de empresas brasileiras no Mercado Americano em parceria com a AMCHAM – Câmara Americana de Comércio;

 
Sérgio Antônio dos Santos
Estratégia e Branding

Especialista em estratégia e branding, é Diretor Geral Latam da consultoria inglesa XPotential, especializada em
estratégia de negócios, projetos para transformação digital de organizações, marketing e vendas. É curador e
palestrante da trilha de Transformação Digital da SP-SMW (São Paulo Social Media Week), maior evento de social
media do mundo

Sérgio possui mais de vinte e cinco anos de experiência como executivo e consultor de Marketing e Vendas.
Foi diretor de Marketing para o Brasil e América Latina em grandes empresas multinacionais de produtos e serviços
como Brastemp, Philips e HSM e diretor de Relacionamento com o Mercado na própria ESPM onde atua também
como Coordenador Acadêmico de cursos de MBA ´s focados em negócios específicos (Varejo e Indústria
Farmacêutica ) e como professor/facilitador de cursos In-Company. É professor convidado da Fundace-USP Campus
Ribeirão Preto e na Fipe – Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas.

É co-autor do Livro Como empreender e aprender com seus erros que será lançado em abril de 2019. Palestrante, já
conduziu Palestras e Workshops em todas as regiões do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México,
Argentina, Chile, Panamá, Paraguai, Inglaterra e Austrália.

Mini CV – Sérgio Santos

Formado em Administração de empresas e Mestre em Comportamento do Consumidor pela FEA-USP. Possui ainda
especialização em Brand Management pela Universidade de Michigan e MBA em Marketing pela FIA-USP.

Com esta experiência combinada, Sérgio desenvolveu um perfil profissional diferenciado onde alia a experiência prática
de um executivo sênior, em mercados e segmentos diversos, com um conhecimento teórico sólido e atualizado. Além
disso, possui comprovada habilidade em treinar e desenvolver pessoas.

Silvia Inês Dallavalle
Gestão por processos

1. Gestão por processo com foco no cliente I e II

Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Atua com pesquisas em gestão por processos (BPM- Business Process Management), sustentabilidade e BPM, alinhamento entratégico entre negócios e tecnologia da informação no programa de pós-graduação em Administração das Organizações na FEA-RP/USP. É pós-doutora em Engenharia de Produção pela Univerdade Estadual Paulista Júlio de Mesquista, no departamento de Engenharia de Produção do Campus de Bauru. É doutora em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2004) e mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP, 2001). É certificada como Professinal Business Process Management /CBPP pela ABPMP desde 2010 e profissional certificada no Programa de Gerenciamento de Processos de Negócio pela BPTrends Associates em 2011.

Ficou interessado?
As inscrições para a turma 30 já estão abertas. Não fique de fora!