Seus produtos estão abandonados e esquecidos na gôndola?

Inserido por 27 de maio de 2019 Notícias Nenhum comentário

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Já escrevi muitas vezes que nenhum produto concorre no “mercado”, todos os produtos concorrem em uma “categoria”. Por isso é preciso pensar a estratégia de embalagem a partir da categoria onde as marcas competem, pois cada uma delas tem regras próprias que precisam ser conhecidas, compreendidas e estudadas.

A gôndola do ponto de venda onde se encontra um determinado produto, com sua marca, compõe um cenário que o consumidor avalia constantemente, sempre atento a variações, novidades e oportunidades. É por isso que os produtos de destaque evoluem no visual, no design e na funcionalidade de suas embalagens, a fim de mantê-las atualizadas.

O tempo médio para mudanças no visual de uma embalagem está hoje em torno de 2 anos, tempo que as empresas de ponta julgam ser o prazo adequado para se fazer pequenas mudanças e melhorias que mantém o apelo visual de seus produtos sempre vivo.

Um dos recursos utilizados para se manter a vitalidade do produto e da marca é realizar ações de comunicação de marketing na embalagem. Se não mudam e não trazem nenhum novo estímulo, os produtos vão perdendo apelo de venda, ficam estacionados nas gôndolas e de tanto ficarem iguais e imóveis acabam se tornando parte da paisagem.

Produtos com embalagens nesta situação são facilmente esquecidos e abandonados.

Certa vez fizemos uma ação promocional na embalagem de um produto clássico muito conhecido, mas que havia parado no tempo. Como resultado da ação, as vendas subiram 15% de imediato. Quando a ação terminou, as vendas se mantiveram no mesmo novo patamar mostrando que o produto tinha força, mas fora esquecido por inatividade.

A embalagem com a ação de marketing chamou atenção e mostrou aos consumidores que o produto ainda estava ali ao alcance da mão.

Acompanhei diversos casos semelhantes e posso afirmar que ações que chamem a atenção e revitalizem os produtos promovem aumento nas vendas. A mensagem é muito clara, a embalagem não pode ser abandonada na gôndola, precisa ser constantemente renovada em seu apoio de venda com redesign e ações de marketing.

Uma forma simples e eficaz de chamar a atenção e promover mais vendas é o lançamento de Kits com produtos diferentes ou múltiplos apresentados com embalagens coloridas, bonitas e chamativas.

São muitas as formas de sacudir a poeira com embalagens que trazem algo novo ou diferente das embalagens regulares. A única coisa que não pode acontecer é o seu produto/marca parecer igual sempre, ficar abandonado na gôndola até se tornar parte da paisagem e não ser mais notado.

Todo redesign de embalagem precisa levar em conta as embalagens dos concorrentes com quem vai ser comparada na gôndola.

É preciso responder com sinceridade esta pergunta: “A embalagem do meu produto é melhor, pior ou igual a dos meus concorrentes?”

O redesign é o momento oportuno para fazer com que nossa embalagem se torne melhor, ou, no mínimo, esteja no mesmo nível das embalagens dos concorrentes.

O MBA Marketing FUNDACE-USP em Ribeirão Preto é um dos poucos programas de pós-graduação da área que dedica a atenção devida a esse importante elemento da estratégia de mercado para produtos de consumo.

 

Fabio Mestriner
Designer, professor e escritor.
Professor do MBA de MKT da Fundace USP
Autor do livro: Inovação na Embalagem – Manual Prático e Design de Embalagem Curso Avançado

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