Fórum Desafios da Estratégia e do Marketing no Agronegócio

Inserido por 7 de março de 2017 Eventos 1 comentário

Compartilhe:

O agronegócio é visto por muitos como apenas produtor de commodities, ou seja, produtos básicos e indiferenciados que precisam de tecnologia e gestão apenas para aumentar a produtividade. Tal opinião é também usual em relação a insumos e a vários produtos ao consumidor como alimentos e outros, ou seja, o preço é tudo.

Falar em estratégia e marketing nessa perspectiva parece fazer pouco sentido para quem não entende o desafio de agregação de valor que toda a cadeia produtiva agroindustrial enfrenta no mundo.

Entretanto, desde a pesquisa científica e a produção de insumos, passando pela a gestão das fazendas (hoje cada vez mais empresas do setor agropecuário) até a industrialização e comercialização dos produtos finais ao consumidor, as empresas dos diversos setores que formam o agronegócio enfrentam o desafio do mercado e da concorrência.

O objetivo do Fórum é discutir os desafios mercadológicos dos vários estágios do agronegócio brasileiro, estimulando os participantes a pensar seus negócios de insumos, de produtos agropecuários e de varejo alimentar de forma estratégica, como o MBA FUNDACE USP concebe o marketing.

Serão 4 palestras curtas de especialistas seguidas de debates nos quais todos os participantes serão enriquecidos por novas ideias e perspectivas para seus negócios. Também entenderão o que estudar para diferenciar seus produtos/serviços e como se posicionar profissionalmente.

Palestrantes:
  • Marcos Fava Neves – Visão global do Agronegócio Brasileiro
    Professor da FEARP-USP, consultor, palestrante e pesquisado do agronegócio com mais de 50 livros publicados.
  • Renato Seraphim – Perspectivas da estratégia e do marketing nos insumos para produção agropecuária
    Presidente da Albaugh Inc., Ex Diretor de Marketing da Bayer CropScience Brasil, Ex-Diretor de Novos Negócios da Syngenta para América Latina
  • José Arimatea Calsaverini –  Os desafios mercadológicos dos produtores rurais
    Diretor Presidente (CEO) da Usinas Itamarati S/A, Ex-Presidente da Coplana Cooperativa Agroindustrial, do Grupo São Francisco e da Santal Equipamentos SA ( atual Agco)
  • Ângelo Palocci – Os desafios da indústria e do varejo de alimentos
    Diretor Presidente (CEO) da Coração da Terra – cafés especiais

Data: 25 de março de 2017 (sábado)
Horário: das 08:00 as 12:00
Local: Anfiteatro Ivo Torres a FEA-USP Campus de Ribeirão Preto

Cronograma:

Café de recepção – das 8:00 as 9:00;
4 palestras de 20 minutos – 1,5 hs;
Debate entre palestrantes e participantes  – 1,5 hs.

1 comentário

Quer mais informações ou tirar dúvidas? Fale com a gente