Marketing e promoção de vendas – Juntos no dia dos namorados

Inserido por 10 de junho de 2019 Educação, Empresas Nenhum comentário

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Dia dos namorados chegando e não é nada difícil encontrarmos diversas propagandas espalhadas pelas vitrines, outdoors e, claro, na nossa time line. Seja no on ou off as ações de marketing em datas comemorativas invadem totalmente nossas vidas.

O costume de intensificar as divulgações em datas como o dia dos namorados é praxe, porém, temos sempre que lembrar que apenas lotar uma vitrine de adesivos ou criar uma das famosas: “promoções malucas de dia dos namorados” pode ser uma ação de promoção de vendas pouco efetiva em termos de marketing.

Criar uma ação promocional fora do contexto de sua marca pode ser um tiro no pé. Pode ser que seus produtos cheguem a serem vendidos nessa ação, mas e depois? A marca de “loja de promoção” pode se ligar a sua empresa de uma forma tão intrínseca que pode ser difícil tirar esse rótulo.

E é para evitar esses tipos de problemas que é preciso entender bem o conceito e o papel da promoção de vendas na estratégia de marketing de sua loja e das marcas de produtos ali presentes.

A promoção de vendas busca aumentar velocidade e volume das vendas em um espaço curto de tempo. As ações de Hard Sell são as mais usadas e ganham, neste cenário, muito mais força e foco.

Mas claro, como em todas as ações de marketing, a promoção de vendas alia um conjunto de ações para que seja efetivo. A busca pela venda é a oportunidade de aquisição de novos clientes. Com mais gente com sua marca nas sacolas, os próprios consumidores se tornam seus propagandistas.

O desenho de uma promoção de vendas consistente com uma robusta estratégia de marketing deve atentar a diversos aspectos para que seja realmente efetiva:

  1. Estratégia e Planejamento

Em épocas como o dia dos namorados recebemos estímulos de todos os lados. Para um consumidor entrar em uma loja qualquer e fazer uma compra impulsiva não custa. Mas os tempos atuais tem feito com que os consumidores sejam menos impulsivos e sensíveis a benefícios que vão além da data comemorativa.

Por isso você não pode arriscar perder a essência do posicionamento de sua marca com promoções de preço puramente.

Criar um planejamento efetivo de marketing requer estudar seu público, desenhar retratos das personas de seus segmentos de clientes e entender sua jornada de compra e consumo. A estratégia é o guia para qualquer plano de ação, planejar cada passo antes, durante e depois de toda campanha é necessário.

Dessa forma, do ponto de vista de marketing, a promoção de vendas, além de acelerar vendas, deve conquistar novos clientes, relacionar-se com antigos e aumentar o vínculo entre eles e sua marca.

As ações de campanhas para datas comemorativas podem usar preço como atração mas devem inserir outros elementos, conforme comentado a seguir.

  1. Preço

Os consumidores são atraídos por reduções de preços, mas isso pode ser feito de forma pontual, alguns produtos na loja, de preferência bancados por fornecedores que tem verba pra trade marketing com sua loja.

Entretanto, preço também significa facilidade de pagamento e se possível um “algo a mais”. Que tal dar aquele brinde inesperado? Crie motivos reais para que seus clientes busquem sua loja. O final da jornada de compra precisa trazer um benefício real para seu cliente e nunca desvalorizar o sua marca.

  1. Bônus! Fidelização

Aqueles programas de fidelização simples como o “junte 10 pontos e ganhe uma massagem grátis”, podem ser mais eficazes do que o imaginado dentro de uma ação de marketing do tipo promoção de vendas.

Dar uma premiação é uma ótima ideia para fixar sua marca na mente de seus clientes, afinal, quem nunca ficou indo apenas a um lugar para juntar os pontos necessários para ganhar aquele brinde, ou ainda, quem nunca se decepcionou quando o prazo para a troca de seus pontos expirou? Criar essa forma de “jogo solo” é uma ótima opção para criar um vínculo entre loja e público e estimular recompras.

  1. Comunicação da Promoção de vendas

Apresentar suas ofertas, prêmios e programas de fidelidade em locais estratégicos dentro e fora da sua loja é essencial.  Aqui também ações de trade marketing de seus fornecedores e parceiros são mais do que bem-vindas.

Entretanto poucos se atentam para a sacola que o cliente leva da sua loja. Vai ser a mesma de sempre? A sacola de compra é a embalagem de sua marca e outdoor ambulante na mão do consumidor. Deve-se considerar uma edição especial de sacolas, ou adesivos nas atuais, que comuniquem sua promoção

Todo profissional de marketing precisa lembrar que a forma é tão importante quanto o conteúdo. Principalmente em uma sociedade tão visual como a em que estamos inseridos, precisamos saber que não importa o quanto seu produto seja bom, se não for apresentado da maneira correta pode ser que ele caia no esquecimento. Temos um ótimo artigo que explica ainda mais a importância da embalagem, é só clicar aqui.

E como anda a sua estratégia para esse dia dos namorados?

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