O Curso

O MBA em Marketing FUNDACE-USP oferece aos
profissionais de mercado uma experiência de aprendizagem.

Palavra do Coordenador

Você é daqueles que acredita que Marketing é só propaganda?

Para a maioria das pessoas o termo marketing é sinônimo de propaganda, ou comunicação, desenhada para influenciar o cliente a preferir comprar com a empresa.

Com certeza essa é uma das importantes funções de marketing, mas ela está inserida em um contexto maior. A eficiência, ou sucesso, de um plano de comunicação depende da compreensão de quem são seus clientes e de qual é o valor que sua empresa entrega a eles. A equipe do MBA Marketing FUNDACE-USP compartilha a opinião de Peter Drucker: “Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É um negócio visto como um todo do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente.”

Com essa visão o MBA Marketing FUNDACE-USP forma estrategistas de mercado mudando o modelo mental (Mindset), ampliando a visão e o conceito de Marketing dos nossos alunos.

Dirceu Tornavi

O Curso

Objetivos

Criar uma experiência de aprendizagem da administração de marketing com a qual o participante ampliará suas capacidades, pensando, definindo e examinando as situações práticas de marketing com base em conhecimentos abrangentes, profundos e rigorosos;

Diferenciais

  • Reconhecido como um dos melhores MBAs Marketing do Brasil há 19 anos;
  • Corpo docente formado por Mestres e Doutores da FEA-RP, especialistas e executivos de mercado;
  • Elaboração orientada de um plano de marketing ao longo do curso para melhor assimilação e aplicação dos conteúdos e aplicação na empresa que o aluno escolher;
  • Certificado de conclusão USP – Cultura e Extensão – Título de especialista.

Público Alvo

Empresários, executivos e profissionais com responsabilidades nas áreas de gestão de produtos, vendas e comercial, distribuição, promoção e comunicação, relacionamento, serviços aos clientes e tecnologia de informação aplicada ao mercado.

O que esperar do MBA em Marketing?

Inovação

Propor mudanças em processos internos para reduzir custos e/ou aumentar a eficácia na construção, na comunicação e na entrega de valor aos clientes aos quais se decidiu atender;

Foco

Identificar grupos de clientes (segmentos de mercado, personas) potencialmente atrativos e trazer para dentro da empresa, trabalhando oportunidades de vender mais e melhor;

Liderança

Identificar grupos de clientes (segmentos de mercado, personas) potencialmente atrativos e trazer para dentro da empresa, trabalhando oportunidades de vender mais e melhor;

Visão de valor

Entender o que sua empresa tem de melhor a oferecer e identificar os clientes que valorizam tais competências ou diferenciais em relação a concorrência;

Planejamento

Ligar objetivos de curto e longo prazos a planos de ação e investimentos de alta performance, que estabeleçam expectativas realistas e deixem felizes acionistas, colaboradores e clientes.

Disciplinas do MBA

Conteúdo programático do curso
Módulo 1: Marketing e gestão de negócios
  • Integração e Relações Interpessoais
  • Fundamentos de Marketing e Geração de Valor
  • Gestão e Planejamento de Marketing
  • Cultura e Mudança nas Organizações
  • Gestão por Processos com Foco no Cliente I e II
  • Inovação, Empreendedorismo e Novos Serviços
  • Finanças Empresariais
  • Apresentação Parcial de Plano de Marketing
Módulo 3: Gestão de produtos e comunicações
  • Produto e Desenvolvimento de Novos Produtos
  • Design de Embalagens
  • Comunicações Integradas de Marketing I e II
  • CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente
  • Novas Mídias: Social Interativa e Digital
  • Marketing de Varejo
  • Comércio Eletrônico, Marketing Direto e Database Marketing
  • Marketing para o Mercado B2B
  • Negócios Internacionais
  • Workshop de Liderança
  • Apresentação Parcial de Plano de Marketing
Módulo 2: Inteligência e estratégia de marketing
  • Elaboração e Análise de Cenários de Mercado
  • Estratégia Empresarial
  • BSC – Balanced Score Card e Gestão da Estratégia
  • Posicionamento e Branding – Gestão de Marca
  • Comportamento do Cliente e Segmentação de Mercado
  • Pesquisa de Mercado
  • Análise da Demanda e da Concorrência
  • Workshop de Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe
  • Apresentação Parcial de Plano de Marketing
Módulo 4: Gestão comercial e financeira
  • Administração de Vendas I e II
  • Canais, Logística e Trade Marketing
  • Workshop de Negociação
  • Estratégia de Determinação de Preços
  • Previsão de Vendas e Orçamento de Marketing e Vendas
  • Análise dos Investimentos e Métricas de Desempenho em Marketing
  • Apresentação Parcial do Plano de Marketing
  • Jogos de Empresas I, II e III
  • Workshop – Criando o Futuro
  • Apresentações Finais dos Planos de Marketing I, II e III

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As inscrições para a turma 31 já estão abertas