O Marketing na era dos robôs

Por 02/09/2019 Educação

Marketing é uma arte, uma ciência e, principalmente, um jeito de perceber o mundo e pensar a relação entre o negócio e seus clientes.  Não à toa tantos CEOs têm formação e atuação em Marketing em seu currículo.

Isso acontece porque o mindset de Marketing coloca o cliente no centro das atenções.
O profissional de Marketing é capaz de olhar uma pessoa ou empresa e entender que, em algum momento, eles precisarão de seus produtos e serviços para necessidades específicas.

Quem vê o cliente como um cifrão não tem o mindset de Marketing. Pode estar com suas ideias direcionadas para produto ou vendas, mas não para marketing. Antes de mais nada,
é preciso ter empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do cliente e entender como seu produto, sua empresa ou sua marca entram na vida dele.

Mas o que os robôs têm a ver com isso? Fato é que a Inteligência Artificial vai se impor cada vez mais na vida das pessoas e na operação das empresas. E não há dúvida de que as atividades ligadas ao marketing estão no olho desse furacão.

As máquinas estão tomando o lugar dos humanos em atividades mais rotineiras que requerem processamento de informação, e isso vai ocorrer cada vez mais na função marketing das empresas. Automação de tarefas de análise e atendimento ao cliente são alguns exemplos.

Isso quer dizer que os profissionais de Marketing poderão ser substituídos por robôs?
A resposta é que os bons não. Quem realmente tem o preparo e o mindset em Marketing vai muito além.

Quase 60% das empresas sofrem com carência de soft skills, as chamadas habilidades comportamentais. E isso, obviamente, as máquinas não têm.

Uma pesquisa da Capgemini Digital Transformations Institute, com 1.250 executivos, revelou que o Foco no Cliente é uma habilidade requerida por 65% das empresas; Colaboração, 64%; Paixão por aprender, 64%; e Habilidade Organizacional, 61%.

Você entende quais são as necessidades, motivações, “jobs-to-be-done”, benefícios e significados simbólicos que o cliente obtém da ampla categoria de produtos ou serviços que você vende? Quem são seus clientes e que propostas de valor precisam de você? Sua marca consegue entregar com que diferenciais sobre seus concorrentes? Como você acessa o cliente potencial e influência seu caminho de compra? Como sua empresa mobiliza suas competências para responder às mudanças do mercado?

Essas são a perguntas que um profissional com mindset de Marketing, um estrategista de mercado faz para si e sua organização o tempo todo. Os robôs não dão essas respostas,
mas podem ajudar a monitorar e processar informações-chave para obter respostas e tomar decisões.

Saber usar a Inteligência Artificial é uma competência necessária em muitos campos de ação do Marketing. Usá-la com um mindset de Marketing é o que vai fazer a diferença.

Então, o profissional de Marketing não será trocado por um robô? O bom profissional não será. Suas habilidades pessoais e profissionais continuarão a ser exigidas, mas, certamente, ele precisará estar pronto para trabalhar com a Inteligência Artificial.

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