Pesquisa de marketing: saiba aproveitar as oportunidades e superar os problemas

Pesquisa de marketing

O caminho para decisões em uma empresa deve ser sempre bem pensado e elaborado. E para definir a melhor forma de agir dentro do seu mercado existe a pesquisa de marketing, que muito além do que só saber como seu negócio está sendo visto, tem como diferencial técnicas de aprofundamento para identificar problemas com a marca, monitorar o desempenho e saber identificar as melhores oportunidades de marketing.

Flávio e André Torres Urdan afirmam em seu livro Marketing Estratégico no Brasil – Teoria e Aplicações, que “a pesquisa de marketing, insubstituível para a prática profissional e a gestão empresarial, integra e alimenta sistemas de apoios à gestão de marketing com dados, informações, modelos e/ou técnicas”.

Para desenvolver essa pesquisa de marketing a fundo, Flávio e André dispõem em seu livro seis passos para realizar o processo de pesquisa de marketing:

 

1 – Definir o problema

Chamado de Problema Decisório Gerencial (PDG), é uma dúvida relacionada ao que está acontecendo com a relação da empresa com seus clientes atuais ou potenciais. Ele é o ponto inicial para iniciar a Pesquisa de Marketing e definir o problema e, posteriormente, saber como agir para superá-lo ou aproveitar uma oportunidade.

2 – Estabelecer o esquema de pesquisa

Existem três esquemas básicos para investigar e levantar informações sobre o problema da pesquisa de marketing:

  • Exploratório: por meio deste esquema é possível levantar dados e informações qualitativas acerca de opiniões, motivações, atitudes e tudo que gere uma concepção clara da experiência do cliente com a categoria de produto e com a sua marca, uma das opções na categoria,  É a metodologia de pesquisa de marketing ideal para quando não se conhece bem o problema ou a oportunidade, ou quando se tem por objetivo conhecer de forma mais profunda  o comportamento de pessoas que integram seu mercado alvo.
  • Descritivo: este tipo de pesquisa de marketing é baseado no levantamento de dados quantitativos da população por meio de censo ou amostra, tendo por objetivo descrever numericamente seu mercado e testar estatisticamente informações já existentes e testar ideias. Muitos gestores consideram tais resultados mais “palpáveis” porque apresenta números;
  • Causal: neste esquema se aplica os testes de validação dos resultados obtidos em pesquisa de marketing exploratórias e descritivas, determinando as relações de causa e efeito. São os famosos experimentos em que se compara grupos de clientes que foram impactados por uma ação de marketing com os que não o foram (chamados grupos de controle) para se medir o retorno sobre o investimento na ação proposta antes de ser lançada em escala total.

3 – Especificar técnicas, procedimentos e instrumentos

Nada mais é do que detalhar como as informações e dados da pesquisa de marketing serão coletados e analisados, ou seja, quais os métodos, técnicas e recursos a serem utilizados.

4 – Definir amostra e Coletar os dados

A partir do esquema adotado e das técnicas utilizadas, inicia-se a coleta de dados onde seleciona os respondentes e aplica-se o instrumento elaborado para coleta das informações da pesquisa.

5 – Preparar e analisar os dados

Por meio de análises de natureza interpretativa (informações qualitativas) ou de natureza estatística (em pesquisas quantitativas), será possível chegar aos resultados objetivados pela pesquisa de marketing que, por sua vez, serão os guias para a ação (ou ações) mais correta a se tomar para tratar a questão inicial ou Problema Decisório Gerencial sob foco.

6 – Apresentar o relatório e sugerir guias de ação

A pesquisa de marketing, quando bem conduzida, fornece informações importantíssimas para o gerenciamento da empresa. Seguindo todo o processo da pesquisa corretamente – quando a empresa se depara com algum problema ou oportunidade iminente – as chances da corporação se destacar no mercado e melhorar seu desempenho aumentam significativamente.

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