Pós-graduação em Marketing: dúvidas mais frequentes

Inserido por 23 de abril de 2019 Notícias 1 comentário

Compartilhe:

Pós-graduação em Marketing é útil na profissão?

Uma dúvida comum dos candidatos interessados no MBA Marketing Fundace-USP é o perfil necessário para acompanhar o curso e, principalmente, de que forma seu conteúdo será útil no desenvolvimento de sua carreira. Para responder a estas perguntas é preciso ter bastante claro o que é um MBA e o que é Marketing.

Criado para qualificar executivos na área de gestão, o MBA é uma pós-graduação lato sensu, que ao pé da letra significa Master in Business Administration. Na tradução literal Mestre em Administração de Negócios.

A principal característica dos MBA é a transmitir conhecimento prático de gestão testado e comprovado no mercado, utilizando metodologias validadas por profissionais do próprio mercado e da academia. Com a especialização das áreas dentro das companhias, os MBAs deixaram de abranger puramente a gestão administrativa geral para também se aprofundarem em questões técnicas de cada área funcional. Foi assim que surgiu há 19 anos o MBA Marketing Fundace-USP.

MBA é uma pós-graduação. E o que é marketing? 

Para responder a segunda pergunta, primeiro precisamos deixar claro que Marketing não é sinônimo de propaganda. A propaganda é o que se faz para divulgar a marca, o produto ou serviço da empresa e influenciar o cliente a preferir comprar da empresa.

Sem dúvida, a propaganda é uma atividade importante, mas marketing é uma área do conhecimento que tem uma atuação muito mais ampla. Antes da etapa da propaganda, o marketing está envolvido em etapas de conhecimento do mercado, concepção do produto/serviço, estratégias de posicionamento e crescimento, pesquisas, distribuição, precificação, vendas, gestão de equipes, investimentos, entre outras.

E como um MBA Marketing pode ser útil para sua profissão?

A complexidade e a presença multissetorial do Marketing é uma excelente oportunidade para que profissionais de diversas áreas ampliem seus conhecimentos e habilidades melhorando seus níveis de empregabilidade e relevância para as empresas e organizações sem fins lucrativos. Além das profissões tradicionalmente ligadas à área como Administração e Comunicação Social, muitas outras formações possuem afinidade com o marketing.

Muitos engenheiros, incluindo agrônomos, civis, mecânicos, de produção, etc., podem se beneficiar ao unir os conhecimentos de suas formações originais com as ferramentas e o mind set do marketing, tais como segmentação, análise dos clientes e da demanda, controle e definição de processos, inovação, orçamentos etc.

Também profissionais da área da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e veterinários que atuam nas áreas de marketing, gestão ou mesmo de vendas têm condições de ampliar suas oportunidades ao agregar conhecimentos práticos em marketing.

Indicado mesmo para quem não tem formação ou atuação em marketing

No caso do MBA Marketing Fundace-USP, todo o conteúdo é selecionado e organizado para formar profissionais para atuarem estrategicamente dentro da dimensão ou função marketing, liderando equipes. Ao longo do curso, o aluno desenvolve um plano de marketing para ser aplicado em uma empresa de sua escolha. Esta metodologia garante que o aluno está de fato acompanhando o andamento das disciplinas e fixando conceitos, as ferramentas e o jeito de pensar estratégico  fundamentais do marketing.

O formato prático do MBA Marketing FUNDACE-USP, sempre utiliza casos reais e busca relacionar as experiências dos alunos com os conceitos e demandas reais de gestão. É a formação que o profissional precisa para de fato atuar no mercado. Esta é certamente a principal vantagem do MBA: mostrar a aplicação real de ferramentas de gestão de forma a preparar o profissional para enfrentar os desafios do mercado.

No caso do MBA Marketing FUNDACE-USP, uma das grandes riquezas é justamente a capacidade de reunir um uma pós-graduação profissionais de diversas formações e diversas experiências para uma troca de conhecimento e ideias que torna ainda melhores os processos de aprendizado e também de networking.

1 comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.

Quer mais informações ou tirar dúvidas? Fale com a gente