Programa “International Business” na Bélgica

Inserido por 16 de novembro de 2016 Notícias 1 comentário

Compartilhe:

MBA Marketing Fundace USP

Programa “International Business” na Bélgica

Por Dirceu Tornavoi

Professor e Coordenador do MBA Marketing Fundace USP

Entre os dias 01 e 08 de outubro de 2016 participei do Programa de International Business ministrando a disciplina Doing Business Brazil na Ghent University, Bélgica.

O programa “International Business” é composto por seis semanas de disciplinas com professores convidados de diversas partes do mundo. É uma iniciativa da escola de negócios da Universidade de Ghent dirigida a estudantes locais e intercambistas de graduação de várias nacionalidades, europeus e asiáticos em sua maioria, que estudam em Ghent.

Os demais professores e disciplinas do programa foram:

Prof. Phani Tej Adidam – Disciplina : Doing business in India;

Prof. Byung Il Choi – Disciplina : Doing business in South Korea;

Prof. Ajay Das – Disciplina : Innovation, doing business in India, and international supply chains;

Prof. Karl Lang – Disciplina : Building global IT infrastructures, global IT service delivery, and global strategies of IT companies;

Prof. Jasper Kim – Disciplina : International business negotiations.

Trata-se de uma iniciativa que visa expor os alunos às realidades de negócios em diversas partes do mundo, ampliando a visão e proporcionando a oportunidade de contato com acadêmicos nativos de vários países.

Essa foi a segunda vez que ministrei esse curso a convite da Ghent University. Dessa vez fui o primeiro professor estrangeiro a ministrar disciplina no programa. Como forma de estimular o envolvimento dos alunos, levei paçoquinhas brasileiras (um pote de Paçoquitas da Santa Helena) para dar como “prêmio” ao grupo que apresentou o melhor trabalho (vide foto do grupo) e aos alunos que mais a participaram com perguntas e opiniões ao longo das aulas. Em 2015, como fui o último da lista, soube com antecedência a formação dos grupos e levei sandálias havaianas como brinde só para o grupo vencedor.

Além de ministrar aulas, fui também porta voz do International Office da FEA/RP-USP para revisão dos indicadores, renovação e ampliação do convênio entre as instituições. Para isso tive reunião com o novo diretor da Faculdade de negócios da Ghent University, Prof. Patrick Van Kenhove e com o coordenador de relações internacionais daquela faculdade, o Prof. Frank Naert. O curioso dessa reunião é que se deu no gabinete do diretor enquanto almoçamos um prato de salada com frios, uma forma cultural de ganhar tempo muito usada tanto na Bélgica quanto na Holanda (onde também fui professor visitante em 2003-2004).

É muito interessante ver como os Belgas estimulam as interações multiculturais como forma de fazer com que a vantagem competitiva de sua posição na Europa expanda-se e gere negócios em vários setores, incluindo serviços educacionais.

 

1 comentário

  • Janaína Maria de Castro disse:

    Que experiência bacana, Dirceu! Muito bom levar o nome da USP, a experiência brasileira nos negócios e um pouco da nossa cultura para a Bélgica. Adorei a ideia de presenteá-los com Paçoquitas e Havaianas! rs. Tenho certeza que os estudantes adoraram. Parabéns, é um privilégio participar de programas como esse, para poucos. Obrigada por compartilhar! Abraço.

Comente

Seu e-mail não será publicado.

Quer mais informações ou tirar dúvidas? Fale com a gente