Quem não escolhe não é visto: a importância da segmentação para marketing e vendas

Inserido por 13 de maio de 2019 Educação Nenhum comentário

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Você realmente conhece seu cliente? Conhece seus hábitos de consumo? As ferramentas de busca da internet tem alterado a dinâmica de mercado em uma velocidade jamais imaginada.

O consumidor é cada vez mais um indivíduo e a lógica do “tamanho único” do consumo de massa já não existe mais. A fragmentação dos mercados em estilos de vida, interesses, motivações e perfis diferentes demanda representações cada vez mais sofisticadas dos públicos-alvo a serem impactados pelas ações de marketing e vendas. Tais representações são chamadas “personas”.

Aí está um imenso desafio e valiosas oportunidades para os profissionais de Marketing. Então, quem é o seu cliente no planejamento de marketing e vendas? Se sua resposta foi imediata, reconsidere. Exercite a prática da segmentação incansavelmente. Pode soar teórico ou até natural demais, mas requer observação constante, investimento de tempo, foco no cliente, o famoso “decifra-me ou te devoro”.

O consumidor precisa ser decodificado e a segmentação possibilita informações relevantes sobre padrões de comportamento, que abrem um leque de possibilidades para ações personalizadas, enriquecendo a experiência de compra. Um meio potencial para diferenciação e fidelização.

Com o avanço do consumo online, além das vendas físicas, basta um clique para perder um cliente em frações de segundos para a concorrência. Diante de tamanha competitividade, ganha pontos quem se compromete em definir especificamente o alvo, para então estabelecer objetivos concretos e efetivos.

Para início de conversa, busque fazer um verdadeiro raio-X de seu cliente – entenda suas características, como se comporta,  o que o motiva, suas necessidades, preferências e o que realmente importa para ele. Ao segmentar, leve em consideração suas dimensões estruturais, situacionais e principalmente comportamentais. E lembre-se da máxima: o consumidor não é igual, nem estático.

O mercado tem se reinventado, com o reconhecimento cada vez maior da tomada de decisão do cliente. Para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças, é necessário que profissionais  de Marketing mantenham-se atualizados sobre tendências, estratégias e gestão de processos, busquem  especialização contínua e invistam na troca de experiências para ampliar a visão de seus negócios.  O MBA Marketing Fundace/USP aborda este assunto de maneiras diferentes, e com diversos pontos de vista em seus módulos. Quer saber mais? Fale com a nossa equipe e tire suas dúvidas. E, se tiver interesse, as inscrições para a Turma 30 do MBA Marketing da Fundace/USP estão abertas.

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