Uma carreira em Marketing para o Agrônomo e o Veterinário

Inserido por 4 de junho de 2018 Notícias 2 comentários

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Uma carreira em Marketing para o Agrônomo e o Veterinário

Por Dirceu Tornavoi – Coordenador do MBA Marketing

Uma busca no Google com o título desse artigo retornou uma lista de ofertas de emprego. Isso é sinal claro de que existe uma demanda por profissionais com as habilidades técnicas proporcionadas pelas escolas de Agronomia e Veterinária em combinação com a formação em Marketing. Mostra também que as empresas de setores ligados ao agronegócio tem dificuldade em encontrar gente com esse perfil, algo que eu já sabia há tempos.

Por que isso acontece? Simplesmente porque a maioria das faculdades não tem marketing em seus currículos. Quando existe, é algum muito superficial. A formação de Agrônomos e Veterinários é exclusivamente voltada aos aspectos clínicos e científicos típicos dessas profissões, negligenciando a realidade gerencial e de relações humanas necessárias à realização de negócios tanto em clínicas, propriedades rurais quanto em empresas de insumos voltadas à genética, nutrição, saúde e manejo de plantas e animais.

É comum que jovens formados nessas carreiras sejam contratados para exercer funções nas áreas de vendas, assistência técnica em campo, planejamento e execução de eventos junto a produtores rurais bem como diversas outras atividades típicas da área de marketing em empresas de vários ramos ligados ao agronegócio. Para tanto, recebem algum treinamento da própria empresa, mas é comum haver frustração tanto do profissional quanto da empresa contratante em relação ao baixo desempenho. Falta base, falta formação e falta o mind set adequado para que a química das relações comerciais seja otimizada, produzindo satisfação aos clientes e resultados às empresas.

Ao longo dos últimos 18 anos o MBA Marketing FUNDACE-USP tem suprido essa carência. Formamos dezenas de Agrônomos e Veterinários tanto no modelo mental de marketing quanto em habilidades gerenciais e técnicas necessárias à atuação desses profissionais em empresas do agronegócio.

Os resultados são sempre surpreendentes. Os alunos e alunas começam o curso com uma grande confusão mental, buscando respostas para os desafios profissionais do dia-a-dia para os quais a faculdade (e mesmo a empresa empregadora) não os preparou. Aos poucos compreendem a lógica das relações humanas, das necessidades dos clientes, da perspectiva de marketing que coloca o cliente como centro das atenções e ações da empresa, da necessidade de se trabalhar com outras áreas funcionais da empresa para proporcionar respostas às demandas dos clientes.

Aprendem ainda a linguagem dos negócios e a enfrentar com segurança às perguntas difíceis que os clientes colocam em especial essa: “Por que devo fazer negócios com sua empresa e não com o seu concorrente?”.

Por fim aprendem a elaborar planos de ações e a “vendê-los” a seus superiores hierárquicos na empresa com a segurança que o domínio de conceitos e ferramentas de marketing, finanças, operações e coordenação de equipes adquiridos no curso lhes proporciona.

Ao fim de 2 anos de formação, Agrônomos e Veterinários se tornam gestores de marketing e vêm seu desempenho profissional e sua carreira em um novo patamar. Bem antes disso, ao longo do curso já percebem essa evolução e fica claro que o slogan do MBA Marketing FUNDACE-USP “Conhecimento que Gera Resultados” é um valor real que muda suas vidas.

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