O que você leva em consideração quando busca um MBA de qualidade?

O que você leva em consideração quando busca um MBA de qualidade?

Cursar um MBA é, certamente, uma excelente opção em favor do seu desenvolvimento profissional. E para escolher a instituição à qual você vai delegar essa responsabilidade, é necessária uma análise aprofundada, levando em consideração vários fatores.
Navegando pelo nosso blog, você identificará inúmeras razões para escolher o MBA Marketing Fundace/USP. Neste artigo, vamos abordar uma delas: o corpo docente.

Vamos apresentar a você os professores, um a um, trazendo currículo resumido deles e também as disciplinas que ministram em nosso curso, que é 100% presencial.
Ao pesquisar um MBA em Marketing, avalie a formação e o currículo do corpo docente, a dinâmica das aulas, informe-se com ex-alunos (no blog há uma aba de “Depoimentos”), analise a metodologia e o programa do curso. Saber quem vai compartilhar com vocês experiências conhecimentos são fatores importantes para se levar em conta na hora da escolha.
O corpo docente do MBA Marketing Fundace-USP é composto por professores formados das melhores escolas de negócios do país, executivos atuantes na área de Marketing, além de consultores e especialistas no setor, que colaboram positivamente para a formação e assimilação de conteúdos pelos alunos.

Veja quem são os docentes do MBA Marketing Fundace/USP:
No blog há o currículo completo de cada um.

Professores

Professora: Adriana Caldana
Disciplinas: Workshop de Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe
Currículo: Doutorado em Psicologia pela USP. Atua como professora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) na área de Recursos Humanos e Sustentabilidade.
Tem pesquisas ligadas aos seguintes temas: gestão sustentável de recursos humanos, educação para a sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, desenvolvimento sustentável.

Professor: Alex Luiz Ferreira
Disciplina: Cenários Econômicos
Currículo: Bacharel (1995) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre (2001) e PhD em Economia pela Universidade de Kent (2005). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo (USP).
Visitou a Universidade de Illinois (Urbana-Champaign) de março a julho de 2012 com bolsa da Capes-Fulbright de professor visitante e a “Queen’s University Belfast”, entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014 com bolsa de pesquisa no exterior da Fapesp. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia da FEA-RP/USP de agosto de 2009 a agosto 2012, editor da Revista de Economia Aplicada entre 2006 e 2008 e presidente da comissão PAE da FEA-RP/USP entre 2009 e 2011.

Professor: Alexandre Sérgio de Melo
Disciplina: CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente
Currículo: possui mestrado (2001) em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP). Tem experiência na área de Administração.

Professor: André Quites Freitas
Disciplina: Comércio Eletrônico, Marketing Direto e Database Marketing
Currículo: possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário da Grande Dourados-MS (UNIGRAN), e pós-graduação/MBA em Gestão em Marketing pela Fundace/USP. Tem vasta experiência de mercado e dedicou parte de sua carreira às áreas de direção de arte (design) e ao marketing digital em agências de comunicação, como a Agência 5Quatro Especializada em marketing digital e 6P Propaganda e Marketing.
Possui cursos e certificações em marketing digital, Interface Mobile & Design for Mobile, certificação em Inbound Marketing RD Station, certificado Google Analytics e AdWords, entre outros. Tem ainda prêmios entre os primeiros lugares no Fest Graf 2009, categoria embalagem; FAM 2012, categorias blog e campanha integrada; ADFest 2013, categoria aplicativo mobile; Fest Digital 2015, categoria e-mail marketing; Fest Digital anos 2015 e 2016, categoria aplicativo mobile; Fest Digital 2016, categoria e-mail marketing e categoria identidade corporativa, e Fest Digital 2017, categoria sites.

Professor: Aparecido Borghi
Disciplina: Design de Embalagens
Currículo: graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), especialista em Administração Industrial pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Santo André (FSA) e mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Docente das disciplinas de Técnicas de Negociação, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Operações e Projetos de Embalagens em instituições de renome nacional. Profissional com 28 anos de experiência nas áreas de P&D e Outsourcing em empresas como Philips, Unilever, Kimberly-Clark e Bertin, entre outras.
Atua hoje como gerente sênior de desenvolvimento de novos fornecedores & embalagens para marcas exclusivas do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Membro do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE).

Professora: Cristiane Medeiros
Disciplinas: Workshop de Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe e Comunicações Integradas de Marketing I e II
Currículo: Graduada em Publicidade e Propaganda pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado e pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Possui mais de 20 anos de atuação em Comunicação e Marketing de empresas internacionais e agências de comunicação.
Possui cursos de especialização em Marketing pela University of Long Beach State e El Camino College – Los Angeles/USA e atuação na Associação de Marketing Promocional (AMPRO) e membro do Comitê de Ética da Associação de Brasileira de Franchising (ABF).
Fundadora da agência de comunicação H2O Comunicação Estratégica e responsável pela fusão com o grupo Tierra Comunicação. Conquistou o XII Festival Brasileiro de Promoção com os cases Hering Store, Operação Portas Abertas Renault, Village Marketing American Online, entre outros.
Atua no desenvolvimento estratégico, viabilização e implementação de eventos, projetos promocionais e de incentivo de grandes anunciantes como Nike, Sadia, Rede Record de Televisão, Tokio Marine Brasil, Novartis e HBO, entre outros.

Professor: Dirceu Tornavoi
Disciplinas: Gestão e Planejamento de Marketing, Apresentação Parcial de Plano de Marketing I, II, III e IV, Análise da Demanda e dos Concorrentes, Segmentação e Pesquisa de Mercado
Currículo: pesquisador de mercado, consultor de empresas e professor. Já realizou projetos em empresas dos ramos de saúde animal, telefonia, educação à distância, serviços de hotelaria, software, distribuição de calçados e varejo de eletrodomésticos, entre outros.
Possui mais de 10 anos de experiência executiva em empresas nacionais e multinacionais, como Eaton e VME. Foi professor visitante na Inholland University (Holanda) e Vanderbilt University (EUA). Atualmente é professor de Marketing, Pesquisa e Inteligência de Mercado do Departamento de Administração da FEA-RP/USP.
Também é conselheiro técnico na empresa de pesquisa Mercadotecnia, desenvolvendo atividades de consultoria. Atua como palestrante, instrutor e coordenador de programas de treinamento de executivos e MBA.

Professor: Edson Crescitelli
Disciplinas: Jogos de Empresas I, ll e III
Currículo: graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduação em Marketing pela ESPM, especialização em Business Management pela Robert Anderson Graduate School of Management / University of New México (2001), mestrado em Administração pela PUC-SP (2000), doutorado em Marketing pela FEA-USP (2003) e pós-doutorado em Marketing pela Chapman Graduate School of Business / Florida International University – FIU (2006). Atualmente é professor doutor da FEA-USP, diretor acadêmico da pós-graduação e pesquisador da ESPM.
Tem cinco livros publicados (Comunicação de Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Promocional, Marketing de Relacionamento e Programas de Incentivo de Vendas), além de diversos capítulos de livros e artigos em congressos e periódicos, nacionais e internacionais.

Professor: Eduardo Ribeiro Rodrigues
Disciplinas: Finanças Empresariais e Previsão de Vendas e Orçamento de Marketing e Vendas
Currículo: economista, especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutor em Administração das Organizações pela FEA-RP/USP. Atualmente atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) nas áreas de Gestão e Economia.
Possui experiência empresarial atuando como gestor em empresas de médio e grande portes e na prestação de serviços de consultoria para empresas de diversos setores nas áreas de Controladoria e Finanças.

Professor: Fábio Mariano
Disciplinas: Comportamento do Cliente
Currículo: Graduado em Comunicação Social – Propaganda pela ESPM, com MBA em Marketing pela mesma instituição; mestre e doutor em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. Trabalha há 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado.
Áreas de docência: Cultura e Consumo, Consumidor em Mercados Emergentes, Genealogia do Consumo, Etnografia Urbana, Etnografia, Consumer Insights, Tendências, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média/Classes Populares e Segmentos de Consumo Contemporâneo.
Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e pós/MBA pela mesma instituição. Também dá aulas na FAAP, FGV, Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica.
Atual Diretor Executivo da Insearch – Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo empresas como JBS/Friboi, Twitter, Google, Carrefour, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche e Pfizer, entre outras. Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9 e Ibope.

Professor: Gilberto Tadeu Shinyashiki
Disciplinas: Cultura e Mudanças nas Organizações e workshops Técnicas de Apresentação; Comunicação Interpessoal e Trabalho em Equipe; e Liderança.
Currículo: graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1976), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Administração pela FEA-USP. Visiting Student na ESSEC – International Business School in Europe (1990-1991) e Visiting Fulbright Scholar na The Wharton School (1997-1997). Foi Diretor de Recursos Humanos da USP (1999-2002) e desde 1994 é professor doutor da mesma instituição.

Professor: José Maurício Cagno
Disciplinas: Integração e Relações Interpessoais e workshop Criando o Futuro.
Currículo: profissional de teatro há 32 anos, foi diretor do Trusp (Teatro Ribeirão-pretano da USP), fundador do Núcleo Teatral Agnosarte, diretor do Núcleo de Investigação Teatral de Ribeirão Preto, responsável pelas três primeiras montagens de formatura da Faculdade de Artes Cênicas Barão de Mauá.
Diretor Cênico do espetáculo musical Ode a Zumbi e da Ópera Café de Mario de Andrade com o Madrigal Revivis da USP – RP sob regência de Sergio Alberto de Oliveira e da Ópera Bastien und Bastiene de Mozart, com alunos da Escola de Música da USP–RP, com regência de Rubens Riccciardi.
Como ator, além de vasta carreira pelo Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e região – atuou sob direção de Marcio Aurélio no espetáculo Ricardo II de Shakespeare, realizou diversas apresentações com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e com as Orquestras Sinfônicas de Ribeirão Preto e Campinas, sob a regência de Roberto Minkzuk e Cláudio Cruz, e fez turnês pela Holanda, Suíça, Alemanha, Itália, EUA e México com o Grupo de Euritmia de São Paulo.
Ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Teatro da USP (1992) com Magno Bucci. Arte-educador há 30 anos em diversas faculdades e escolas de Ribeirão Preto.

Professor: Luciano Nakabashi
Disciplinas: Elaboração e Análise de Cenários de Mercado
Currículo: possui graduação em Economia pela Unicamp (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2001) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005).
Foi aluno visitante do programa de doutorado em Economia da FGV-RJ (2003), do programa de pós-graduação em Economia e Demografia da Universidade do Texas, em Austin (2004/2005), e pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2016/2017). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia da FEA-RP/USP.
Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento econômico, Conjuntura Econômica e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: capital humano e crescimento econômico; relações existentes entre capital humano e instituições; os impactos da mudança estrutural sobre o crescimento; pobreza e desenvolvimento econômico; determinantes da criminalidade.

Professor: Jonny Mateus Rodrigues
Disciplina: Análise dos Investimentos e Métricas de Desempenho em Marketing
Currículo: possui graduação em Matemática Aplicada a Negócios (2010), mestrado em Administração de Organizações (2014) e doutorado em Administração de Organizações (2019) pela USP. É professor de pós-graduação da Fundace, professor da Rede Gonzaga de Ensino Superior, consultor associado do Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat), pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV, professor dos cursos de educação executiva da FGV, pesquisador internacional – University of Virginia, pesquisador e professor convidado da FEA-RP/USP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de marketing mix, aplicações mercadológicas, plataformas digitais, agronegócio e mapeamento e quantificação da cadeia produtiva.

Professor: José Carlos de Lima
Disciplinas: Inovação, Empreendedorismo e novos serviços; BSC – Balanced Score Card e Gestão da Estratégia
Currículo: mestre em Estratégia e Mercado e doutor em Administração (Marketing) pela FEA-USP. Professor de pós-graduação nos MBAs do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (PECEGE-ESALQ/USP), Fundace e FAAP.
Especialista em estrutura de mercado e planejamento estratégico, com estudos em cocriação de Valor (Lógica Dominante em Serviços). Professor executivo (área de negócios) do Itaú-Unibanco, Bayer CroopScience e Raizen, empresas atendidas pela Consultoria de Educação Corporativa AfferoLAB (Rio de Janeiro e São Paulo), na qual é facilitador desde 2011. Foi professor de graduação no Departamento de Engenharia de Alimentos na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FZEA/USP), campus Pirassununga, em 2013. Consultor credenciado pelo SEBRAE de Brasília/DF no Programa Nacional de Encadeamento Produtivo para todo o Brasil.
Autor de sete livros e diversos artigos nacionais e internacionais. Sócio-diretor da Markestrat, com mais de dez anos de experiência na coordenação de projetos em Estratégia de Negócios para o setor público e privado. É colunista semanal de Agronegócios na Rádio CBN desde 2013.

Professora: Lara Bartocci Liboni Amui
Disciplina: Workshop Negociação
Currículo: graduada em Administração pela FEA-RP/USP (2002), mestre (2005) e doutora-Phd (2009) pela mesma instituição. Pós-doutora pela FEB – Faculdade de Engenharia de Bauru/Unesp e livre-docente pela FEA-RP/USP. Professora associada do Departamento de Administração da FEA-RP/USP.

Professor: Lino Nogueira Filho
Disciplinas: Marketing para o mercado B2B e Estratégia de Determinação de Preços
Currículo: possui graduação em Engenharia Mecânica pela (Poli-USP) (1974), especialização em Sciences de La Gestion pela Universite d’Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1978) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985).
Atualmente é professor assistente-doutor da USP e membro da Business Association Of Latin America Studies.

Professor: Lúcia Aparecida da Silva Borges
Disciplinas: Marketing de Varejo e Administração de Vendas I e II
Currículo: especialista em marketing de varejo e administração de vendas, com mestrado e doutorado pela FEA-RP –. Experiência profissional em negociação e consultoria de varejo no Grupo Martins, onde atuou desenvolvendo projetos para clientes em várias regiões do Brasil.
Experiência no desenvolvimento de projetos de educação corporativa em temas relacionados às áreas de vendas, negociação e comunicação empresarial, em empresas de médio e grande porte.
Atua na área acadêmica há mais de dez anos em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e ensino à distância, ministrando disciplinas na área de marketing e correlatas. Pesquisadora de marketing de varejo, comportamento do consumidor e marcas próprias.

Professora: Luna Neide Macedo Gutierres
Disciplina: Novas Mídias: Social, Interativa e Digital
Currículo: formação acadêmica pela PUC e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), atua como diretora geral da agência REPENSE Comunicação, em São Paulo. Também ministra cursos de especialização na ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados). Foi professora dos cursos de graduação na ESPM.

Professor: Lucas Sciencia do Prado
Disciplina: Canais, Logística e Trade Marketing
Currículo: graduação em Administração de Empresas, mestre em Administração de Organizações e doutor em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Conta com período Sanduíche na Purdue University em 2015 (Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, Gestão de Canais de Distribuição, Negociação Empresarial e Vendas. É professor do Departamento de Marketing da FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e de cursos de pós-graduação de diversas instituições de ensino.

Professor: Rodrigo Galvão de Souza Faleiros
Disciplinas: Negócios Internacionais
Currículo: possui 18 anos de experiência profissional como executivo, atuando nas áreas jurídica, negócios internacionais e finanças. Diretor administrativo e financeiro da UCBVET Saúde Animal (Uzinas Chimicas Brasileiras) desde junho de 2015. Possui experiência em Negociação e Gestão da Cadeia de Suprimentos em compras nacionais e internacionais na área farmacêutica veterinária.
Atuou na construção de Plano de Negócios, Negociação e Criação de Joint Venture entre UCBVET Saúde Animal (Uzinas Chimicas Brasileiras) e a empresa americana Reprogen (Gennex/CRI) na área de reprodução animal.
Coordenou o Núcleo de Comércio Exterior do Ciesp-Ribeirão Preto de 2005 a 2012; executivo em Marketing e Negócios Internacionais da UCBVET Saúde Animal – Uzinas Chimicas Brasileiras no período de 2007 a 2011. Membro Fundador do Núcleo de Comércio Exterior do Ciesp – Ribeirão Preto, organizou e recebeu missões empresariais de países como Itália, República Tcheca, França, Peru, Panamá, Argentina, Índia, EUA, Venezuela, Guatemala e China. Executou projetos de prospecção e desenvolvimento de mercado no Chile, Venezuela, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Panamá, Argentina, Honduras e China. Participou da Missão Empresarial organizada pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Câmara de Comércio de Lima em junho de 2005 no Peru. Por sete anos foi membro do Bizerra & Advogados Associados atuando na área de Direito Empresarial e Internacional. Entre agosto de 2003 até janeiro de 2005, desenvolveu políticas comerciais, e de consolidação no mercado do Oxford Group – Regional Ribeirão Preto para inserção de empresas brasileiras no mercado americano em parceria com a Amcham – Câmara Americana de Comércio.

Professor: Sérgio Antônio dos Santos
Disciplina: Estratégia e Branding
Currículo: especialista em estratégia e branding, diretor geral latin america da consultoria inglesa XPotential, especializada em estratégia de negócios, projetos para transformação digital de organizações, marketing e vendas. É curador e palestrante da trilha de Transformação Digital da SP-SMW (São Paulo Social Media Week), maior evento de social media do mundo.
Possui experiência como executivo e consultor de marketing e vendas. Foi diretor de marketing para o Brasil e América Latina em grandes empresas multinacionais de produtos e serviços como Brastemp, Philips e HSM, e diretor de Relacionamento com o mercado na ESPM, onde atua também como coordenador acadêmico de cursos de MBA ´s focados em negócios específicos (Varejo e Indústria Farmacêutica) e como professor/facilitador de cursos In-Company.
É professor convidado da Fundace e da Fipe – Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas.
É coautor do livro ‘Como empreender e aprender com seus erros’. Palestrante, já conduziu apresentações e workshops em todas as regiões do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Panamá, Paraguai, Inglaterra e Austrália.

Professora: Silvia Inês Dallavalle
Disciplinas: Gestão por Processo com Foco no Cliente I e II
Currículo: professora associada da FEA-RP/USP. Atua com pesquisas em gestão por processos (BPM- Business Process Management), sustentabilidade e BPM, alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação no programa de pós-graduação em Administração das Organizações na FEA-RP/USP.
É mestre (2001) e doutora (2004) em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP, 2001) e pós-doutora em Engenharia de Produção pela FEB/Unesp.

Deixe um comentário

O mundo exige uma sólida estratégia de marketing integrada.